Rede Social

Bem Vindd@s ao portal Tanaweb.org

Onde está escrito {Tanaweb-} apague e coloque seu nome, ou apelido que goste.

Agora click em iniciar e tenha um ótimo chat

ABC do IRC


Away - Quando uma pessoa vai fazer alguma coisa e não quer desconectar, ativa o away, para avisar que esta fora por algum tempo. 

B
BOT - Abreviação de roBOT. Um programa que fica no canal permanentemente, mantendo-o sempre aberto. Através de um comando em PVT usuários ganham OP no canal. Funciona como um OP automatizado.

C
Clone - Quando um mesmo usuário está com mais de uma conexão na mesma rede de IRC, diz-se que ele tem um clone nessa rede (mais de uma conexão por IP). Os espertinhos usam isso para fins não ortodoxos... :-) A maioria das redes permite duas coneções por usuário.

D
DCC - Direct Client to Client. Serve para você fazer uma conexão direta com outra pessoa. No DCC chat você conversa com a outra pessoa de uma maneira mais rápida, pois a informacão vai de usuário a usuário, sem passar pelo servidor. Com DCC Send e DCC Get você, respectivamente, manda ou recebe um arquivo de alguém.

F
Flood - Encher alguém (ou algum canal) de mensagens (ou informações) repetidas e desagradáveis.

FServe - Com esse comando você possibilita a entrada de alguém no seu sistema, numa espécie prompt do DOS. Quando se diz que alguém oferece um serviço de FServe, quer dizer que esse disponibiliza os arquivos para que o público possa pegá-los. Normalmente através de um sistema de crédito. (Ex: você manda um KByte e pode pegar dois).

I
IRC Client - O programa que você usa para acessar um servidor de IRC. (Ex: PIRCH, mIRC, IRCII).

IRCop - IRC Operator. Esses podem usar comandos especiais que permitem desconectar ou banir um usuário da rede, bem como OPar (conceder OP) ou deOPar qualquer um de qualquer canal. São O IRCops que fazem a manutenção dos servidores.

Lag - Lag (atraso) é o nome que se dá ao atraso entre o momento que os outros escrevem e o momento que você consegue visualizar as mensagens na sua tela. Diz-se que alguém ou algum servidor está em lag quando está com um atraso considerável em relação ao resto da rede em que está conectado. Assim, quem esta em lag demora para responder em relação ao resto das pessoas. Normalmente é o servidor que causa o lag por algum problema técnico.

Lammer - Ser lammer é ser inexperiente no IRC e chato ao mesmo tempo. Pode-se chamar assim pessoas que perguntam coisas simples nos canais, interrompendo as conversas. Também é lammer aquele que não se interessa em aprender como funcionam as coisas no IRC e toda vez que não sabe uma coisa chateia as pessoas com perguntinhas fúteis. Evite isso!

LOG - Registro de uma conversa ou de um sequência de comandos. Por exemplo, o log de uma conversa numa janela de DCC chat ou log de comandos num FServe.

M
Master - Ele é um OP registrado no BOT do canal. Basicamente ele pode cadastrar outras pessoas para serem OPadas pelo BOT e mandar o BOT fazer coisas no canal onde ele está registrado.

N
Nick - Nickname. É o apelido que você usa quando está em IRC. NetSplit - Se muitas pessoas saírem de um canal ao mesmo tempo provavelmente você está assistindo a um Netsplit (que normalmente ocorre quando um grupo de servidores perde o contato com a rede). O normal é que todos voltem ao canal assim que seus servidores retomem a conexão.

O
OP - Operator. O OPerador de canal é uma especie de "mediador" que controla um canal. Na maioria das vezes só ele pode mudar o "Topic" do canal. O OP é o "Homem da Lei" em um canal.

P
Ping - Comando usado pra medir o lag de alguém. Manda uma fila de bytes para um IP qualquer e retorna o tempo de ida e volta. A resposta é o "pong".

PVT - Conversa privada (private), via comando /msg ou DCC Chat.

S
Scripts - São uma espécie de complemento ao seu programa de IRC. Eles fazem rápido e automaticamente o que você demoraria um tempão pra fazer.

T
TakeOver - Tomar um canal a força, conseguir OP nele, podendo fazer o que você quiser. Geralmente depois de um Takeover niguém mais entra no canal por algum tempo.

Topic - O tópico para as conversas, a mensagem que fica escrita na janela do canal no seu programa de IRC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário